Responsive image
Solar Wash Protect Industrial Glass Protect Outros Produtos
Aplicações Página Inicial Sobre Nós Presença Global Contatos FAQ Notícias
EN PT ES FR

FAQ

Os painéis solares fotovoltaicos precisam que a sua superfície seja limpa, a fim de garantir operação total e máxima eficiência. Qualquer tipo de sujidade que possa estar na superfície do painel, seja poeira, pólen, seiva de árvores, dejetos de pássaros, areia, cristais de sal, etc., reduzirá a área de incisão dos raios solares, ou seja, reduzirá a quantidade da luz solar que chega às células, assim o painel solar produzirá menos energia.

A olho nu, os painéis podem parecer limpos, no entanto, haverá sujidade acumulada mesmo que seja apenas a própria poluição do ar. Um teste simples será limpar a superfície do painel com um pano branco ou um pouco de algodão antes da limpeza.

Um estudo recente mostrou que um painel solar estando muito sujo pode perder até 50% de sua eficiência em comparação com um painel solar limpo. No entanto, uma perda de energia de 10 a 15% pode ser observada em painéis com sujidade regular.

Um estudo estimou ainda que o custo da sujidade de projetos fotovoltaicos pode aumentar de 3 a 5 mil milhões de euros no ano passado para 4 a 7 mil milhões de euros até 2023, devido à ampla implementação de projetos em regiões com alta incidência solar e mais afetadas pela sujidade.

Sabemos que a chuva, a neve ou o vento por si só não podem lavar os painéis solares porque o vento carrega partículas, a neve bloqueia a luz solar e a água da chuva é levemente ácida e quando seca, deixa manchas que rapidamente atraem sujeira novamente, tornando o sistema solar menos eficiente.

No entanto, por algum motivo alheio, algumas empresas que instalam painéis solares acreditam que seus painéis solares podem ser lavados apenas com água da chuva. O fato de não serem informados do contrário pode levar a custos elevados nas suas contas energéticas.

Uma boa maneira de ilustrar por que o vento, a água da chuva ou a neve não lava os painéis solares é observar o para-brisas do seu veículo. Se deixar o para-brisas do seu carro sujo por muito tempo, você perderá a visibilidade devido à sujidade acumulada, mas, graças ao líquido de lavagem e ao limpa para-brisas, pode lavar o vidro e recuperar a visibilidade num instante.

Os painéis solares são como o para-brisa do seu veículo, com a diferença de não terem prontamente disponível o líquido para lavar painéis solares nem limpa para-brisas associado.

Normalmente produtos com pH neutro, testados por laboratórios internacionais, descartam qualquer efeito negativo do seu uso na lavagem dos painéis e que produtos que são aprovados pelos próprios fabricantes de painéis. Tudo isto para que a garantia permaneça válida usando um produto que cumpra os requisitos dos fabricantes. (exemplo: SWP)

A taxa de diluição do produto SWP50 é de 1 kg para 50 litros de água.

A taxa de diluição do produto SWP300 é de 1 kg para 300 litros de água.

Diferentes critérios de diluição podem ser aplicados em casos específicos.

A solução Solar Wash Protect remove eficazmente dejetos de pássaros, poeiras, cinzas, pólen, sal, poeira de cimento, líquenes e qualquer outro tipo de sujidade.

A ChemiTek recomenda o uso entre 105mL a 206 mL por m² de vidro solar fotovoltaico. Por exemplo, se possuir um paineis solares fotovoltaicos com 1 m² de superfície, o uso por painel solar é entre 105mL e 206 mL, mas se possuir paineis solares fotovoltaicos com 2 m² quadrados de superfície, o uso por painel solar será entre 210mL e 412 mL.

Com 1 kg de produto, diluirá em 300 litros de água.
Assim, se usar uma quantidade de 105 mL de solução SWP por m², poderá limpar até 2850 m² de vidro solar fotovoltaico.
Se tiver painéis solares de 1 m², poderá limpar até 2850 painéis solares.
In loco, na limpeza, devem avaliar qual é a quantidade adequada de mistura SWP para limpar efetivamente seus painéis.

O produto Solar Wash Protect, como produto de limpeza, para além de remover com eficiência diferentes tipos de sujidade, não permite que esta adira tão facilmente à superfície do painel solar, devido à sua propriedade antiestática. Portanto, ao evitar que os painéis fiquem sujos mais rapidamente, evita a diminuição rápida da geração de energia do painel solar. Como a sujidade não fica agarrada na superfície do painel, nas limpezas seguintes, notará uma remoção mais fácil e rápida da sujidade.

A solução SWP é compatível com todos os métodos e equipamentos de limpeza disponíveis no mercado.
Exemplo:
1. Pulverizador industrial para aplicar a solução SWP e depois limpar com escova manual;
2. Pulverizador industrial para aplicar a solução SWP e depois limpar com escova rotativa (ou similar);
3. Robô conectado ao depósito com solução SWP;
4. Pulverizador industrial para aplicar a solução SWP e depois limpar com o robô;
5. Trator com escova e depósito com solução SWP;
6. Carrinhas com depósito da solução SWP conectada às mangueiras (mangueiras On-Off ou mangueiras com capacidade de regular o fluxo são as recomendadas);
7. Spray industrial para aplicar a solução SWP e carrinhas com depósito de água para enxaguar os painéis com pouca quantidade de água (recomenda-se mangueiras On-Off ou mangueiras com capacidade de regular o fluxo).

Sim. Ao aplicar a solução SWP com equipamentos que eventualmente induzem pressão na saída deve regulá-la para ajustar a quantidade de espuma produzida ou, em casos específicos, entrar em contato com o fornecedor para obter mais recomendações ou sugestões.

Estamos aqui para ajudar e responder a quaisquer perguntas ou dúvidas que possa ter
Vamos conversar

Contate-nos